Seleção Oficial Ymotion'18
LIFE NOTE, de Afonso Santos
Vila Nova de Famalicão, 00:05:00’ Sinopse: A pacífica cidade de Vila Nova de Famalicão é virada do avesso por uma sequência de acontecimentos bizarros que parecem ter apenas um ponto em comum: um misterioso caderno encontrado por um grupo de amigos durante uma aula de pintura na Casa Ao Lado. Tudo o que nele desenham ganha vida e materializa-se sem que estes jovens reparem, mas uma força maligna compreende o poder de tal fenómeno e apodera-se do caderno com a pior das intenções. Para travar esta ameaça, o Presidente da Câmara vê-se forçado a invocar a Liga Famalicense — um grupo de personalidades formidáveis, criopreservadas na cave dos Paços do Concelho. Serão eles capazes de derrotar o temível inimigo? |
LOVE LIFE, de Gabriela Lima
Vila Nova de Famalicão, 00:02:58’ Sinopse: Love Life é uma curta-metragem experimental que se insere no tema da Comunidade LGBT+. Funciona como uma auto-representação em que o "meu Eu" dá um passo em frente e assume-se como Homossexual perante a Família e Amigos. Estes acabam por a acolher e aceitar. Os elementos utilizados são aplicados de forma metafórica, na medida em que o Pó Colorido é utilizado no Festival Holi, na India. Apesar de ser ilegal, ainda existem comunidades na India que se gerem pelo sistema de castas, que defende que as pessoas nascem de determinadas partes do corpo do Deus Brahma e esta crença coloca a população em determinada posição social, desde os letrados aos meros marginalizados. Porém no Festival Holi, celebra-se a vitória do Bem (Primavera) contra o Mal (Inverno) e as diferenças religiosas e o sistema de castas desaparecem e todos são iguais. Sendo que o Pó Colorido é utilizado no Festival com esse sentido, assim sendo acaba por atuar na curta metragem como um símbolo da luta pela igualdade. O Amor acontece independentemente da idade, crenças e orientação sexual. |
AGE SEM PRECONCEITO, de José Silva
Vila Nova de Famalicão, 00:02:28’ Sinopse: Este stop-motion conta a história de um “ovo” que tinha um tom de pele mais escura que os outros. Ele não falava com ninguém e vivia no seu mundo, divertindo-se à sua maneira. Certo dia um grupo de “ovos” decide ir para o parque brincar e encontram o “ovo” mais escuro e decidem começar a gozar com ele e, ao verem que era frágil, decidiram começar a bater-lhe só por ter o tom de pele diferente. No final há um atropelamento em que mostra que tanto o “ovo” mais escuro como o mais claro são iguais por dentro e que o que realmente conta é o interior não o exterior. |
4760, de Nuno Loureiro
Barcelos, 00:19:15’ Sinopse: Dezembro de 2010. É inaugurado o mais recente complexo de habitação social, em Vila Nova de Famalicão. Oito anos depois, a degradação e os conflitos em torno deste complexo são um problema que a cidade enfrenta. A sua construção acentua problemas de socialização, tornando os problemas com a etnia cigana uma constante diária. Os ciganos resistem em suas casas já degradas, com grandes dificuldades em comunicarem com a comunidade não cigana. A falta de emprego, devido ao preconceito, e a dificuldade em liderar nos negócios, leva a que os ciganos vivam em grandes dificuldades. Os ciganos mais novos não têm um futuro fácil, alguns já estudam numa antiga escola primária que está em grande degradação e o contacto com pessoas que não são da sua etnia é bastante limitado. "O fim das barracas na cidade foi um passo histórico ao nível da reabilitação urbana em Famalicão", considera o Vice Presidente da Câmara, Paulo Cunha, no ano de 2010. |
ODISSEIA DOS PÁSSAROS, de Fernando Cavaleiro
Porto, 00:10:25’ Sinopse: A Odisseia dos Pássaros explora e documenta a vida de Marco Rodrigues, um treinador de aves para filmes. É um registo de uma atividade invulgar, que pretende levantar questões sobre a criação, a ambição e a loucura humana, mas também sobre a forma como a arte pode ser representada. |
DEPOIS DO OCASO (AFTER THE SUNSET), de Patrícia Matos
Tondela, 00:03:04’ Sinopse: Negação e fuga. Catarse. Redenção. - E depois: que possibilidades serão libertas? "Depois do Ocaso" experimenta sobre uma metáfora tão cromática quanto narrativa deste ciclo de três fases: tão humano, e tantas vezes experienciado ao longo dos percursos de existir, viver e sentir. |
REFUGIADO NO MEDO, de Nuno Ferreira
Vila Nova de Famalicão, 00:03:44’ Sinopse: Um jovem adolescente sofria de bullying por parte dos seus colegas. Isso passava-se todos os dias, até que um dia ele chega a casa e tenta falar com o pai para procurar ajuda, este não lhe dá atenção, e ele sente-se tão sozinho que tenta o suicídio. |
SAB-UH-TAZH, de Filipa Silva
Vila Nova de Famalicão, 00:01:41’ Sinopse: Como reagias se a tua vida fosse hackeada? Atualmente tudo é manipulado, estamos constantemente a ser vigiados, mesmo não notando. E se neste preciso momento alguém hackeasse o teu telemóvel? Uma jovem adolescente um dia decide hackear uma pessoa, com um objetivo: -Fazer essa pessoa se soltar com a música. |
BRUMA, de Daniela Santos, Gabriel Peixoto, Mónica Correia e Sofia Cachim
Porto, 00:06:04’ Sinopse: Alice é uma adolescente de 13 anos, curiosa e com espírito de iniciativa, que mora com o Pai numa ilha envolta em nuvens. Após a morte do Pai, Alice isola-se e é levada numa jornada emocional, na qual confronta o seu medo da vida sem o Pai. Nesta altura, Alice descobre que o tempo não pára para nos confortar, mas que a vida pode tomar várias formas. Assim que Alice supera o seu medo, os seus horizontes abrem-se e fica a conhecer-se a si própria, estando pronta para conhecer o resto do mundo. |
DESCOBRINDO A VARIÁVEL PERFEITA, de Rafael Almeida
Leiria, 00:15:00’ Sinopse: Depois de uma separação, um jovem adulto ainda apaixonado descobre a lacuna da sua existência. Se conseguir encontrar o argumentista do filme, pode alterar o desenlace da discussão e remendar o momento que arruinou a sua vida. |
O BOTÃO, de Miguel Pinto
Porto, 00:07:35’ Sinopse: Uma cassete recuperada e digitalizada depicta a história de um botão que a partir da meia-noite de cada dia, pode ser carregado para obter uma enorme quantia de dinheiro. Porém, a primeira pessoa a carregar, morre. Arlovski conhece uma jovem empregada chamada Matilde e propõe carregar primeiro no botão para mudar a sua vida. |
SUBLIMA, de Ana Carvalho dos Santos e Filipa Torrão
Vila Nova de Famalicão, 00:07:54’ Sinopse: "Sublima" é uma curta-metragem experimental sobre a exploração do elemento da água e seu reflexo na psicologia de um indivíduo. O conceito do filme parte da exploração do elemento da água e da sua reflexão na psicologia de um indivíduo, explorando visualmente e sonoramente o corpo humano, o elemento da água nos seus três estados, e a relação homem-elemento. Esta curta-metragem também serve de base para uma instalação performativa, onde o cinema se faz híbrido com outros media, agrupando as áreas de vídeo, som, instalação e performance numa só apresentação. |
HARDEN EDGES, de José Carlos Morais
Porto, 00:04:13’ Sinopse: Harden Edges é uma curta de animação que transpõe a técnica Low Poly, utilizada nos jogos digitais para o cinema de animação, tentando avaliar as vantagens e limitações desta mesma linguagem. Conta a história de um escultor que se esforça por criar a estátua perfeita. A dualidade entre estes dois personagens é uma constante no filme opondo, de certa maneira, a linguagem High Poly à Low Poly. |
ÉSSECATRI, de Maria Pereira
Aveiro, 00:06:46’ Sinopse: Num futuro próximo, dá-se o desaparecimento de uma pessoa importante para a sociedade, contudo evidenciou-se uma solução para a voltar a encontrar: Apostas para Malucos, mais conhecido por S4I. É semelhante às apostas desportivas e lúdicas que vemos hoje em dia, mas S4I tem uma particularidade no que toca ao objeto em jogo. As pessoas que estão dispostas a jogar apostam em doentes mentais (esquizofrénicos, sonâmbulos, hiperativos, bipolares, etc.), pois estes possuem um QI acima da média, que assim, têm uma maior capacidade de abstração do mundo exterior para conseguirem focar-se naquilo que realmente é importante e concretamente neste caso, a de encontrar a pessoa desaparecida só com o recurso a uma fotografia! |
EX-VENUS IN FURS, de João Martinho
Almada, 00:16:11’ Sinopse: Larissa, sem último nome. Ex-musa de Andy Warhol, ex-membro da elite da Nova Iorque dos anos 70, ex-designer de casacos de peles, ex-vénus em vison. Atualmente vive em Lisboa, disjunta do fulgor de outros tempos. Através de uma visita a sua casa, vislumbramos aquilo que foi a sua vida. |
ICO, de Patrícia Vidal Delgado
Lisboa, 00:14:51’ Sinopse: O protagonista de "Ico" é uma espécie de anti-herói pós-colonial e pós-digital à deriva por uma cidade simultaneamente estranha e familiar, passando gradualmente da condição de vítima à de predador. As sonoridades próprias da cidade fundem-se com ambiências mais performáticas, que atormentam insistentemente Ico. |
CALIPSO, de Paulo Oliveira e Pedro Martins
Lisboa, 00:14:43' Sinopse: Uma epidemia de origem fúngica abateu-se sobre Lisboa. Na rádio anunciam que o fungo parasita transforma as pessoas em zombies, alterando o sistema neurológico dos hospedeiros. Este fungo emanou das florestas - onde parasitava insectos - e invadiu as cidades, onde encontrou um novo hospedeiro: o humano. Os cidadãos são fechados nas suas casas, obrigados a um período de quarentena. Esta epidemia, que se espalha lá fora, veio apanhar Bruno e Sandra numa fase crítica do casal. Um casal que se arrasta numa relação doentia, claustrofóbica, em decomposição há muitos anos, mas agora enfrenta uma nova crise: uma ameaça externa provocada por uma nova estirpe do fungo parasita. Esta nova estirpe chama-se Cordyceps calipsum. |
EM LUGAR ALGUM, de Inês de Sá Frias
Lisboa, 00:16:28’ Sinopse: Kety, Mirela e Kevin são três irmãos que fazem parte de uma família circense. Apesar da diferença de idades, cada um deles tem um papel muito importante no bom funcionamento do circo e as suas próprias motivações para escolher a vida itinerante. |
A COSTUREIRINHA, de Bruno Martins, Carolina Carvalho, Catarina Santos, Duarte Covas, Elsa dos Santos, Isabel Brazinha, Joana Bronze Ferreira, José Eduardo Caetano, Leonor Santos, Marcos Soares, Oumayma Ajarrai e Teresa Isabel Queirós
Coimbra, 00:13:09’ Sinopse: Ermelinda, uma mulher cansada e derrotada, costura para fora e é o único sustento da casa, onde vive com a filha Maria, uma criança sensível que percebe a angústia da mãe e a confronta com isso. O dia-a-dia desta família é assombrado pelo espírito d’ A Costureirinha que Maria diz ver mas cujos relatos Ermelinda, habituada às histórias populares, menospreza até que vê as suas convicções abaladas pelo medo de perder a filha, o que lhe resta, para o desconhecido ou para a loucura. |
CONTRAPPOSTO, de Íris Souto
Porto, 00:05:41’ Sinopse: O corpo humano começa por ser algo natural e por ser aquilo que nos permitia viver. No entanto, ao longo de várias gerações passou a ser alvo de preconceitos e a ser tratado com um certo desconforto na sociedade. Seriamos uma sociedade melhor se estar nú fosse considerado tão normal quanto o contrário? |
TWO IN ONE, de Pedro Gil
Porto, 00:09:04’ Sinopse: Uma rapariga está a fotografar junto a um bosque quando é atraída por uma menina para o seu interior. Enquanto ela persegue a menina, pouco a pouco começa a perceber que afinal está a alucinar sobre o seu passado com a sua irmã. Quando tudo acalma, ela encontra o caminho para fora do bosque apenas para perceber que já não é ela que está em controlo do seu corpo. |
VISLUMBRES, de Marcelo Maia
Bragança, 00:15:04’ Sinopse: Beatriz, inocente e delicada, apaixona-se por Daniela, uma artista de circo que lhe mostra um mundo novo. Os laços entre as duas trazem-lhes consolo, mas a força desse elo é posta à prova quando as angústias do passado as levam a enfrentar diferentes perspectivas sobre o significado de família. |
O INDEFINIDO, de Miguel Ângelo Gomes
Lisboa, 00:04:41’ Sinopse: Baseado em "A Tabacaria" de Álvaro de Campos, e em "Howl" de Allen Ginsberg. Estes poemas são uma autêntica espiral de pensamentos angustiantes a um ritmo acelerado, que fazem críticas à sociedade e revelam um certo desespero em encontrar um sentido para a vida. Aquilo que as obras transmitem enquadra-se perfeitamente num problema social e ético dos dias de hoje: a relação do Homem com o mundo digital e com as novas tecnologias e a forma como esta, de certa forma, nos priva de liberdade e nos expõe ao mundo. O filme constrói-se essencialmente de metáforas visuais, cujos significados não só se relacionam com os poemas, como também transmitem uma mensagem própria que dá origem a uma espécie de enredo. O indefinido é alguém em busca de si mesmo. É alguém que não consegue encontrar o seu lugar no mundo e acredita que nunca o conseguirá fazer, por este ser tão grande, complexo e frenético. É alguém que olha para os outros e vê tudo aquilo que sonhava ser, mas não consegue. O indefinido é alguém que não tem definição e também não se consegue definir. |
SEPPUKU, de Jorge Sousa
Lisboa, 00:16:01’ Sinopse: Esta é a história deste homem, ou precisamente o seu último dia de vida acreditando que no pós poderá a sua alma continuar a viver. As últimas horas de um homem que lida tão bem com a morte por acreditar na " vida " para além dela e na vida que não existe antes da mesma, acreditando num recomeço esperançoso. Vive com uma depressão introspectiva desde que a sua mulher faleceu. Passaram-se 10 anos desde a morte da sua mulher e António revive os momentos nas suas memórias desorganizadas mas conscientes. António parece estar bem, mas não está, falta-lhe algo. |